O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

Livro_O_Oceano_no_Fim_do_Caminho_Neil_Gaiman_blog_comNNTítulo: O oceano no fim do caminho 

Título Original:The ocean at the end of the lane

Autor: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

ISBN: 978-85-8057-368-8

Quantidade de páginas: 208

Ano de publicação: 2013

A história começa de trás para frente, quando o personagem já adulto volta para a cidade em que foi criado para um funeral e acaba visitando fazenda do final da estrada, onde – aos sete anos de idade – conheceu Lettie Hempstock, sua mãe e sua avó. Durante essa visita ele pede para rever o lago que um dia Lettie o convenceu que seria um oceano e relembra alguns acontecimentos da sua infância que envolvia aquelas três pessoas e sua propriedade cheia de mistérios.

Meu primeiro contato com Neil Gaiman foi por meio de quadrinhos, com Livros da Magia, mais precisamente. E desde aí me encantei com o autor. Era uma história misteriosa, repleta de fantasia e cheia de personagens que mal conhecia e já considerava pacas. Uma HQ “do meu número”, como já dizia o meu pai.

Um dia caminhando por uma livraria me deparei com O oceano no fim do caminho e, vasculhando a minha memória, cheguei à conclusão de que não tinha lido nenhum romance desse autor que tanto havia me impressionado. Meu salário estava fresquinho na minha conta, o livro estava ali, tudo conspirava a favor. O problema é que isso aconteceu em meados de 2014.

O ano seguinte já tinha começado e o livro continuava do mesmo jeito na minha apertada estante. Foi por esse motivo que O oceano no fim do caminho entrou para a minha Meta Skoob 2015! Ele não merece ver mais uma passagem de ano sem o prazer de ser lido, não é verdade?

O oceano no fim do caminho é uma verdadeira brincadeira com as memórias de uma criança, onde a linha entre a realidade e a imaginação é muito tênue. Pesquisando depois de conhecer a história, descobri que o livro é quase que uma autobiografia do próprio Gaiman, afinal ele foi criado rodeado por livros e no interior da Inglaterra, como o personagem principal.

As lembranças da criança começam quando sua família está passando por dificuldades financeiras e seu quarto – que ele tanto gosta – tem que ser alugado para ajudar nas despesas da casa e ele começa a dividir o quarto da irmã. Ele conta sobre o seu medo de escuro, sua paixão por livros e seu gatinho de estimação.

Até que um dia quem ocupa o seu quarto é um minerador de opala sul-africano, que já chega a casa atropelando seu querido gatinho. Após perder todo o seu dinheiro em jogo, o minerador se mata dentro do carro da família e liberando forças que o garoto não conseguia compreender. É então que conhecemos, junto com o personagem principal, as Hempstock, começando com Lettie, e os mistérios por trás daquela fazenda.

Quando pequena, eu não era muito dada aos livros em si… curtia mais um gibi. Tudo que tivesse figuras que falavam. Ainda assim consegui me identificar muito bem com o protagonista de toda trama, que tem uma imaginação muito fértil e seus momentos de coragem e fraqueza. Levando tudo isso em conta e o fato do seu nome não aparece nenhuma vez durante toda a história, me sinto super a vontade de escrever o meu nessa pequena lacuna e viver tudo como se fosse na minha própria pele (inclusive às vezes sinto um incomodo debaixo do meu pé, talvez algo ainda esteja acontecendo ali).

Se já não bastasse esse personagem principal, Neil Gaiman criou a antagonista mais aterrorizante de toda a minha história de leitora. Em uma de suas aparições, passei mais de um dia sem abrir o livro, com medo de que ela saltasse das páginas e me atacasse. É sério, cuidado com ela.

Enfim, O oceano no fim do caminho tem um lugar muito especial guardado na minha apertada estante e no meu coração.

Deixe um comentário

