Porque um e-reader

Há algum tempo eu falei como eu adquiri o meu e-reader (clique aqui), mas não falei porque eu resolvi ter um. Pelo que eu vi na internet até hoje, as minhas necessidades de tê-lo vão desde a mais comum até a mais “incomum”. Como eu vi que algumas aplicações dele podem deixar a nossa vida mais simples e que, às vezes, elas podem ficar esquecidas na generalização de que ele foi feito para ler livros, decidi comentar por aqui alguns dos meu motivos.

2015-12-03 18.51.37 (2)

Sempre fui do tipo que acha mais interessante ler o livro físico, passar as páginas, sentir seu cheiro de novo e essas coisas bestas, não posso negar. Contudo também sempre fui do tipo que fica pensando em quantas árvores foram necessárias para eu ter a minha pequena biblioteca, que se soma com a pequena biblioteca da minha tia, do meu vizinho, do meu colega de sala, afinal, não sou a única que gosta de livros no mundo.

Com esses pensamentos paradoxais que comecei a consumir livros virtuais. No começo lia no celular, depois passei para o computador… e pensando em um dia ter um aparelho que me trouxesse o conforto visual que o livro me dá. Digo o conforto visual porque um livro pode, sim, trazer algum desconforto para a leitura. Já fui censurada por pensar assim, inclusive.

Outra característica minha que me levou a desejar algo do tipo foi a minha necessidade de ter livros por perto. Ou seja, se eu saio, para onde for, eu tenho um livro dentro da bolsa. Pessoas têm muitas manias, essa é a minha. Mas tenho consciência de que eles não foram feitos para caminhar em feiras, supermercados ou em um passeio no parque, pois pesam e se danificam. Eu queria que fosse algo leve e durável. E, bem, e-readers são assim.

Dito isso, falarei das três formas que as coisas “aparecem” no meu Kindle.

  1. Loja Kindle: a mais óbvia de todas as aparições. Do próprio aparelho, é possível ter acesso à loja da Amazon. As compras vão todas para o cartão de crédito e todo mês minha fatura vem levemente mais alta (hehe). A vantagem, ao meu ver, é o valor. Como estamos comprando o conteúdo, a falta da parte física acabando deixando alguns livros mais baratos. Observando as promoções do site, até hoje não comprei nenhum livro acima de R$ 10.
  2. E-mail: sim, é possível mandar e-mails para o Kindle e a aplicação é bem simples. Se você tem um livro em pdf no seu computador e quer ler no e-reader é só mandar por e-mail que está de boa. Aprendi isso em um vídeo no YouTube (clique aqui) e achei tão útil que não paro de usar.
  3. Push to Kindle: é outra ferramenta que não paro de usar desde que a conheci e foi explicada no mesmo vídeo do ponto anterior.

Já são quase três meses e meio que meu Kindle está na labuta comigo e apenas nessa semana eu percebi que eu poderia estar pensando levemente diferente dos que estão a minha volta.

Um dos meus professores passou dois artigos de um site para lermos e discutirmos em sala. Para isso, ele julgou necessário que levássemos os textos impressos para que pudéssemos grifar e anotar nossas impressões durante a leitura e a conversa em sala. Sendo 6 páginas cada artigo e turma com 18 alunos, e apenas eu com o texto sem papel em cima da mesa.

Acho que vale ressaltar que o Kindle tem ferramentas de destaque e notas, o que não deixaria para trás a falta do texto impresso. Será que não vale a pena investir um pouco mais e tentar consumir um pouco menos de papel?  Tenho consciência que meu curso tem algumas outras atividades que o uso do papel é indispensável, por que não evitar onde pode ser evitável?

2016-03-12 14.10.58.jpg

Realmente o meu consumo de papel na minha vida como um todo me incomoda bastante e me pergunto se isso é só comigo.

Deixe um comentário

