M (M., o Vampiro de Dusseldorf), 1931

CC_M_1931Não demorou muito e Fritz Lang já voltou a estrelar aqui no blog, dessa vez com M., o Vampiro de Dusseldorf, um suspense policial.

O filme supostamente foi inspirado em um assassino de crianças que realmente existiu na Alemanha, intitulado “o Vampiro de Dusseldorf”. Por esse motivo, esse filme teria exigido bastante pesquisa por parte do diretor, inclusive dentro de manicômios.

Peter Lorre, o ator que interpretou Hans Bercket, também esteve a altura de seu posto, principalmente eu seu monólogo final, onde mostrou toda a loucura do assassino.

Enquanto atrai as menininhas para a morte, Hans Bercket assovia a “In The Hall of the Mountain King”, de Edvard Grieg. Eu acho essa música particularmente divertida, porém no contexto da história ela ficou um pouco macabra, foi nesse momento que eu vi que estava totalmente imersa no filme, algo que eu não esperava devido o ano de sua estreia.

Pela primeira vez na história desse meu desafio, o filme não é mudo. Então as ações deixaram de ser muito exageradas para abusar das falas. Também inovaram com relação aos ângulos de filmagem. Achei bem interessante uma cena onde o inspetor Karl Lohmann (Otto Wernicke) fala ao telefone e nossa visão dele vem de debaixo da mesa.

Apesar do filme tratar sobre pedofilia, não aparece nenhuma criança sendo abusada. Tudo fica debaixo de muitos simbolismos.

Esse desafio me surpreende cada dia mais.

  • Para quem quiser ver M., o Vampiro Dusseldorf também, eu assisti aqui.
  • Posição 69 no meu TOP 250 IMDb.

    Fonte: IMDb

Deixe um comentário

