The Kid (O Garoto), 1921

Escrito, produzido e dirigido por Charles Chaplin, além dele ter composto a trilha sonora, atuado e ser a equipe técnica (ou seja, ele carregou o filme nas costas), O Garoto estreou no dia 06 de maio de 1921.

Charles Chaplin The Kid Cartaz

A picture with a smile – and perhaps, a tear.

Fazendo jus a frase introdutória, O Garoto conta a história de um bebê recém-nascido que abandonado pela mãe (Edna Purviance), por não ter condições de criá-lo, no banco traseiro de um luxuoso carro. Porém esse mesmo carro é roubado antes da criança ser encontrada e os ladrões o abandonam em uma ruela, onde é encontrado por um vagabundo (Charles Chaplin). Em meio as circunstâncias (e situações engraçadas), ele é “forçado” a adotá-lo. Com o passar dos anos os dois se tornam uma excelente dupla na arte de lutar pela própria comida, enquanto a mãe – agora bem sucedida – procura pelo garoto (Jackie Coogan).

O fato do filme ter estreado 72 anos antes do meu nascimento (nem mesmo a minha avó era nascida) me deu um certo receio de como eu reagiria com o decorrer da história. Porém o enredo é muito gostoso de se acompanhar e a trilha sonora… QUE TRILHA SONORA! Vou escutá-la para o resto da vida.

Como não amar Charles Chaplin? O Garoto foi o segundo filme dele que eu assisti, porém já me sinto apaixonada o bastante para sair dizendo que esse cara é um gênio. A história me fez transitar entre gargalhadas e o quase choro de uma maneira tão sútil que quando dei por mim já estava com os olhos marejados.

  • Para quem quiser ver O Garoto também, eu assisti aqui.
  • Posição 96 no meu TOP 250 IMDb

Ainda faltam 72 anos para eu nascer…


Fontes: IMDb e AdoroCinema.

Deixe um comentário

